as desconhecidas sete fontes

051 2Sete Fontes - Projecto capa

Independentemente do papel e lugar de cada um, é bom ver Braga a funcionar com uma normalidade democrática que eu não conhecia. Ontem, na apresentação do mais recente número da revista Mínia da ASPA, o Município encontrava-se representado por três vereadores, diversos assessores e funcionários. Estiveram também presentes políticos, do CDS ao BE, e inúmeros cidadãos que tornaram o “Espaço Cultura” da Feira do Livro pequeno para tanta gente. É um normalizar de relações institucionais que tanta falta fazia à cidade e que é bom que se mantenha muitos anos!

Quanto à revista, há inúmeras razões para a ler. Destaco, porém, a análise SWOT do salvamento de Bracara Augusta feita por Francisco Sande Lemos com inúmeras ideias para o futuro e o dossiê sobre as Sete Fontes que descreve o longuíssimo processo de classificação, compilado por Teresa Barbosa. E após a leitura deste, a pergunta impõe-se: como é possível que a classificação das Sete Fontes como Monumento Nacional se tenha arrastado de 1995 a 2011 com a nossa Câmara Municipal sistematicamente a fingir que desconhecia a importância e a extensão das Sete Fontes e a atentar contra a sua integridade (urbanizações em cima das condutas; alteração do PDM para solo urbanizável e criação de expectativas junto dos proprietários; acessos aos hospital em cima das minas; projecto de uma rotunda na cabeceira do monte e zona de protecção, etc) quando esta mesma autarquia tinha deste 1937 na sua posse um projecto detalhadíssimo com dezenas de páginas sobre este complexo hidráulico e que só agora veio a público? Numa cidade decente não teria sido a própria Câmara Municipal, com orgulho, a primeira a tornar público esse documento e a entregá-lo logo em 1995 ao então IPPAR?

Há ainda muito a fazer nas Sete Fontes! Espero que desta vez a Câmara de Braga esteja na linha da frente na defesa dos interesses da cidade!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s