Um Encanto

fotostodas_2008_02742

Madrid tem dezenas de cinemas e teatros enormes e monumentais. Não é o caso do Cine Doré. Construído nos anos 20, no bairro central de Antón Martín, fechou em 1963 e, após 20 anos de decadência, foi salvo pela Câmara. Reabriu em 1989 depois de obras de reabilitação, tornando-se, por via de um protocolo, na sala de projeção da Filmoteca Espanhola. Curiosamente o encantador Cine Doré antes de ser cinema era um salão de ócio, tal e qual o nosso São Geraldo que foi o Salão Recreativo Bracarense até à transformação de 1950.

Ir ao Cine Doré é uma experiência única e uma viagem no tempo: seja pela magia da antiguidade e sobriedade do espaço, seja pela qualidade da programação ou pelo perpetuar de um ambiente de cinema clássico e de bairro. A cafetaria na entrada, que abre ao início da tarde até à meia-noite, é um ponto de encontro dos moradores, em especial dos mais velhos, que se misturam com cinéfilos de todas as idades.

Diz o diretor da Filmoteca que nunca se consumiu tanto cinema como hoje. Até em Braga temos, de novo, um cineclube empenhado – Cineclube Aurélio da Paz dos Reis – e alguns projetos na área do cinema e vídeo. Será que é destruindo a mais antiga sala de cinema da cidade e licenciando uma praça de alimentação que Braga quer posicionar-se entre as “10 principais cidades ibéricas a nível económico e cultural”, tal como ambiciona o Plano Estratégico 2014-2026 tão citado pelo executivo camarário?

‪#‎sgeraldocultural‬

(para conhecer melhor o Cine Doré vale a pena ver o vídeo de 3 minutos em https://www.youtube.com/watch?v=lhqP5Lb6H_w)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s