top 10

O Plano Estratégico ambiciona que Braga esteja no top 10 ibérico daqui por 10 anos, incluindo a nível cultural. Creio que o objetivo é sério. Mas não vamos chegar lá se não trabalharmos bastante nesse sentido porque a concorrência começa a poucos quilómetros daqui.

O que é que significa em termos culturais estar no top 10? Poderemos continuar a não ter um espaço para grandes exposições (como têm Guimarães ou Famalicão?) Poderemos continuar a não ter uma segunda sala de espetáculos funcional, ainda que mais modesta? E se agora destruirmos a sala do S. Geraldo e daqui por 5 anos afinal fizer falta? Faz-se outra?

O setor da cultura tem um peso significativo na economia nacional e originou, por exemplo em 2006, um valor acrescentado bruto superior ao da indústria têxtil. A cultura cria postos de trabalho e é a marca distintiva de uma cidade. Numa altura em que Braga, ao contrário do que se faz em todo o lado, prevê a demolição da sua segunda sala de espetáculos quase centenária – S. Geraldo, antigo Salão Recreativo – é importante entender se é ou não um ativo importante agora ou nos próximos anos. É isso que a Velha-a-Branca vai discutir hoje com 25 agentes culturais da cidade. Não será um debate convencional. De forma a chegar a conclusões, seguirá um modelo de workshop e tem, por isso, necessariamente lotação limitada.

O workshop será orientado pelos professores José Carlos Mota e Frederico Moura e Sá da Universidade de Aveiro, com longa experiência profissional neste domínio. O guião será o seguinte:
.A cultura e as artes são estratégicas para Braga?
.Haverá excesso ou carência de espaços culturais e salas de espetáculo na cidade?
.Dada a sua localização e história, o S. Geraldo faz falta enquanto equipamento cultural?
.Com que função e atividades?
.Que recursos, competências e atrativos existem na área da cultura, artes e tecnologias que possam ser mobilizados para pensar futuros alternativos? .Qual o papel que o edifício e os seus usos alternativos podem ter na regeneração urbana do centro da cidade?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s