MITOS DO S. GERALDO – Nº 1: ah e tal, esteve 20 anos fechado e só agora é que se lembraram

É verdade que durante 20 anos pouco se falou do S. Geraldo. Digo pouco porque houve sempre várias pessoas e entidades que foram questionando o futuro do S. Geraldo. Desde cartas dos leitores enviadas aos jornais até ao artigo da ASPA em Janeiro deste ano, passando pelo Programa Estratégico de Reabilitação do Centro em vigor. Na verdade, até a própria Câmara atual procurou um futuro ao desafiar os profissionais de arquitetura a apresentarem ideias para o S. Geraldo! Os resultados do concurso foram apresentados em Janeiro de 2016. A expetativa criada ao longo destes anos é, portanto, a da recuperação do S. Geraldo.

O que ninguém contava até ao dia 4 de Fevereiro de 2016 era com a proposta de demolição do centenário Salão Recreativo/S. Geraldo. Demolição de todo interior, da grande sala, do palco e da caixa de palco, da sala de projeção, de toda uma série de elementos de época, etc. Ninguém contava com a proposta de demolição da nossa segunda sala de espetáculos sem qualquer cuidado de a investigar ou de a defender. É demolir a olho. Podem dizer que havia antes projetos aprovados e que até a FNAC esteve para lá se instalar… mas para todos nós não eram mais do que os rumores em que Braga é fértil.

Demolir uma sala de espetáculos centenária em 2016!? Esta é que é a novidade ou a reviravolta. É isso que está a provocar a discussão: podemos dar-nos ao luxo de continuar a destruir edifícios emblemáticos da cidade? Não era suposto o novo executivo ter posto fim ao histórico de demolições com a hipócrita manutenção da fachada? Não é um orgulho para Braga ter uma segunda sala de espetáculos? Que alternativas encontramos para a manter? Como é evidente esta discussão só podia ter começado depois de 4 de Fevereiro.

É tarde para discutir? Claro que não. Nunca é tarde para discutir a cidade!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s