Desfecho trágico

14067616_1188889734517118_2540816117858484347_nQue urbe de terceiro mundo é esta onde um grupo de ciclistas numa avenida é violentamente atropelado num passeio de bicicleta ao Domingo de manhã!? O desfecho é trágico: dos vários ciclistas feridos, um foi projetado 30 metros e morreu.

Desde 1995 uma irresponsável e criminosa confusão entre velocidade e fluidez foi transformando as ruas de Braga de forma a servir em exclusivo o automóvel. O resultado é devastador: fora do centro histórico todas as ruas e avenidas da cidade são um circuito de alta-velocidade, o caminho desejável dos peões foi cortado, os passeios estão vazios, o ambiente tornou-se suburbano e agressivo para os modos suaves, os bracarenses passaram a ter de pegar no carro para se deslocarem 500 metros. Dezenas dos que ousaram utilizar a cidade como se utiliza uma cidade morreram nas ruas dando a Braga este triste record (… e quem, infelizmente, não se lembra logo dos nomes e dos rostos de 3 ou 4 vítimas?)

A oposição, em particular o seu mais longo líder Ricardo Rio, apontou anos a fio o dedo à política automobilista de Mesquita Machado. Conquistado o poder de tudo mudar, de acabar com esta vergonha, a Coligação PSD-PP podia, em 3 anos, ter revolucionado a cidade como se impunha. Cidades tão diferentes como Paris ou Pontevedra tomaram medidas a sério de acalmia do tráfego.

Braga NADA. ZERO medidas, ZERO projetos em 3 anos. Estamos na mesma. A cidade pro-rodoviária de Mesquita Machado tem agora, por isso, o cunho de Ricardo Rio. Quantas mais vidas se vão perder até que alguém na Praça do Município acorde?

As mais sentidas condolências à família da vítima e aos amigos ciclistas que viram o seu saudável passeio tornar-se uma tragédia.

PS na imagem o mapa de Pontevedra: só se anda a mais de 30km/h na autoestrada (e por isso não digam que o acidente em Braga foi na dita “circular”…)

#acidadeéparaaspessoas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s