Semana da mobilidade em… 2016

14424910_1223918847680873_6167824002107392274_oUm dos primeiros textos sobre cidade em que colaborei tinha a ver com mobilidade. Há 15 anos atrás nas páginas do Diário do Minho e no âmbito do ProjetoBragaTempo perguntávamos por que razão Braga não alinhava no então “Dia Europeu Sem Carros”. A partir do ano seguinte, a Câmara passou a participar, fechando algumas ruas ao trânsito e promovendo algumas iniciativas, ainda que sempre de forma muito tímida.

Não sei se por falta de ideias ou de coragem, mas praticamente nada mudou nesta década e meia em termos de mobilidade na nossa cidade. E também não mudou – como era suposto e prometido – com a nova gestão autárquica. Braga, retalhada por uma quantidade de vias em que se circula demasiado rápido, era – por desejo dos autarcas anteriores – e é – por inércia inexplicável dos atuais – uma cidade adaptada para servir em exclusivo um único utilizador: o automóvel. Um comodismo que nos sai muito caro e em tópicos tão diversos como a saúde de todos nós, a autonomia das nossas crianças e idosos ou a agradabilidade do espaço público.

A Semana da Mobilidade é uma oportunidade para chamar a atenção mas, acima de tudo, para mudar. Só que é preciso levá-la a sério. Se não se mede o funcionamento de medidas anteriores (ex. a Via Azul anunciada em 2015), se não são estabelecidas quaisquer metas, se não há experimentação, se não há implementação de medidas permanentes, se nem sequer o tempo dos semáforos para os peões se ajusta, de que nos serve participarmos nesta semana europeia? Podemos e devemos recriar fotos históricas, promover passeios de bicicleta e debater, tudo para chamar a atenção para a mobilidade sustentável. Mas sem programa de ação, passada a festa, voltaremos ao “normal” já a partir de sexta-feira.

PS: é interessante que a Semana Barroca preveja mais ruas fechadas ao trânsito do que a própria Semana da Mobilidade… já nem falo do The Color Run…

#MobilityWeek #planeamentourbano

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s