Quem Tem Muro Tem Tudo!

2016-10-12-jn

O JN publicou ontem uma reportagem sobre a falta de licença da Academia do Sporting de Braga em construção, fazendo eco da intervenção da Paula Nogueira (CEM) na Assembleia Municipal de sexta-feira. O JN reproduz também a resposta da Câmara que vem dizer que prorrogou esta terça (dia 11) a licença anterior para “movimentação de terras e contenção de muros” (que tinha expirado dia 1). A CMB acrescenta vários dados ao que não foi dito na Assembleia.

Entre outras coisas, o que está em causa é saber se há licença ou não para o que está a ser feito no local. De início, achei que chamar muro de contenção a um edifício era um expediente manhoso para contornar a lei e adiantar a obra sem ter licença final de construção. Achei também que não era a Câmara que tinha explicar isso pelo requerente (neste caso o Sporting de Braga) e muito menos de elogiar a solução adotada pelo privado (“a marca mais forte do projeto é a dissimulação das construções no terreno”, diz a CMB!)

Mas estava redondamente enganado! O que se trata, meus amigos, é da maior inovação no licenciamento de obras! E se é maior só podia ser em Braga!

É toda uma nova abordagem! Praticamente todas as construções podem ser reduzidas a muros de contenção. Claro que o muro pode depois ganhar outras formas mas isso chama-se no mundo de hoje costumização. Por que razão não há-de um muro ganhar portas, compartimentos, WCs ou coberturas? No fundo, é apenas o processo secundário de decoração de um muro, adaptando-o às preferências do utilizador. Se der confusão – por exemplo, se um invejoso se queixar que não tem licença – a CMB cá está para nos defender! É uma abordagem brilhante e só uma cidade líder em inovação é capaz de quebrar convenções e seguir um rumo novo!

Claro que esta inovação vai gerar uma sobrecarga de pedidos de licenças deste género. Ou seja, vai obrigar em breve à criação do Departamento Municipal de Muros de Contenção e à nomeação do seu Diretor. Por mim tudo bem. Só espero que não venham a burocratizar o que agora se tornou simples!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s