Uma candidatura no dia de S. Geraldo

s-geraldo-imagens-para-posts-page-006Numa listagem feita em finais dos anos 90, entre os 12 maiores cineteatros em Portugal (exclui, portanto, as meras salas de cinema), podíamos encontrar o Theatro-Circo (em 4º lugar) e o S. Geraldo (em 11º).

Mais de uma década depois, é interessante reparar que, desses 12, o único que não tem um projeto de reabilitação cultural é o S. Geraldo. Pior, a Câmara até o quer deixar demolir na íntegra para o substituir por um shopping+hotel…

Alguns dos 12 cineteatros estiveram fechados 20 anos, outros nunca deixaram de funcionar. Em todos os casos encontrou-se uma solução para os recuperar (em Tavira a obra não avançou mas a Câmara está à procura de financiamento).

Todos, com muito orgulho, apresentam nos sites a sua história e os inúmeros eventos culturais que fizerem vibrar as suas comunidades. Em quase todos a respetiva Câmara Municipal foi decisiva na sua recuperação!

Em Braga, apesar de a Câmara ter deixado cair o seu concurso de ideias que incluía o “emblemático” S. Geraldo, são já várias as vozes que identificam a falta de equipamentos culturais (não, o Theatro Circo não resolve tudo).

Mas mais! A Câmara de Braga está a candidatar-se a Cidade Criativa da UNESCO (nas media arts). Um dos requisitos para poder dar início ao processo é estar dotada de um equipamento chave na área da candidatura, algo que não temos. Em dia de S. Geraldo, é tempo de pensar nisto a sério e aproveitar uma marca cultural que a cidade conhece há decadas!

#diadesgeraldo #sgeraldocultural

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s