Problemas Resolvidos na Quinta das Portas

17202673_1451781094894646_1602670743424688196_n

A título meramente de exercício intelectual, vamos admitir que não é ilegal o que se fez na Quinta das Portas (Continente Bom Dia de Maximinos). O grande pretexto para aprovar esta operação urbanística foi, segundo o que consta do processo de licenciamento, a «reabilitação urbana» daquele local. Para a Câmara, a nova solução constitui a «resolução do problema urbanístico» de um loteamento incompleto de 1970 que tinha deixado edifícios habitacionais «literalmente insularizados», numa «situação de facto absolutamente confrangedora».

Eu olho para o que lá está agora e vejo um pavilhão entre prédios de habitação. Vejo a empena cega deste edifício (à direita, na foto) que afinal não vai ganhar um edifício encostado e vai ficar assim, feia e à vista, por muitos anos [merecia, para não ser tão ofuscante, um enorme mural a dizer “Problema Urbanístico Resolvido”!]

Vejo também uns acabamentos de passeios manhosos, baratinhos, e umas sobras verdes inclinadas, sem qualquer utilidade para os moradores. E ainda muito alcatrão, carros estacionados e 3 lotes à espera dos 3 mamarrachos que faltam [é natural que nem tudo bata certo: a Câmara demorou somente um dia a apreciar este megaprojeto]

Se alguém acha que se criou aqui uma zona urbana, diga faz favor. Eu acho que, no máximo, ganhámos uma área suburbana à boa moda dos anos 90.

A Câmara Municipal perdeu uma enorme oportunidade de fazer e de exigir cidade. E de marcar o corte abrupto, que todos esperávamos, com o urbanismo de Mesquita Machado.

#empenacegaforever #quintadasportas #novourbanismo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s