O Que Fazer Com Um Edifício de Um Teatro?

2017-04-27

Já sabemos que um é monumental, outro não. Um foi reposto na versão original de 1915 (aproximada), outro existe com a estrutura de 1916 e a decoração de 1950 e 1971. Um é rico, outro é simples. Um tem uma marca mais elitista, outro uma história mais popular. Por alguma coisa foram construídos de costas voltadas! [embora nos anos 30 fossem geridos pelo mesmo empresário]

Ambos nasceram em cima do que foi o Convento dos Remédios e a respetiva cerca – tudo tragicamente demolido, à boa maneira de Braga. Talvez por isso, nas duas casas de espetáculos, os funcionários temiam o aparecimento do fantasma das freiras nos recantos escuros. Certo é que os dois são hoje edifícios únicos que definem a Braga Autêntica.

Mas para que serve um edifício de um teatro? O que podemos fazer com ele? Para nos ajudar a refletir sobre o potencial da enorme sala, o S. Geraldo Cultural convidou o arquiteto Luís Soares Carneiro. Professor da FAUP, escreveu recentemente o capítulo “A Arquitetura do Theatro Circo de Braga”, inserido no livro “O Teatro e a Memória” editado no âmbito das comemorações do centenário (2015).

Gostei muito de o ouvir no Theatro Circo, entusiasmado, a falar de teatros e de nos lembrar que os teatros nascem nas proximidades uns dos outros! Aqui ou em Nova Iorque. Os 3 grandes teatros de Braga, dos quais nos restam estes 2, foram construídos num raio de apenas 300 metros. A Conversa é já esta quinta, às 21h45 no Vianna, e a moderação caberá à arquiteta e professora da U.M. Maria Manuel Oliveira.

Vamos lá valorizar o que é bracarense?

#sgeraldocultural #BragaCidadeAutêntica

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s