S. Geraldo no Jornal da Noite da SIC

[Reportagem no Jornal da Noite da SIC de 2/7/2017]

Estou cansado de ver Braga a ser destruída. Por muito que custe a quem gosta de tomar decisões sem polémica, a discussão sobre o destino e a pertinência para a cidade de um edifício histórico faz-se antes e não depois de ser destruído. Ainda para mais se esse edifício corresponde a uma categoria – espaços teatrais centenários – cujos exemplares são tão, tão raros.

Podemos imaginar o que seria se hoje tivéssemos que repensar usos para o Castelo medieval, para o Convento dos Remédios, para os salões do Ateneu Comercial ou para o Palacete Matos Graça. Será, todavia, um exercício académico porque os deixámos desaparecer e substituir por outras construções. Braga tem este imenso passado de demolições que nos envergonha e que reduziu substancialmente o nosso património e, por isso, a destruição de um edifício histórico só deve agora acontecer se estiverem esgotadas todas as hipóteses de o salvar.

Uma grande parte dos bracarenses, da elite ou do povo, com mais ou menos posses, do centro ou da periferia, tem uma história, vivida ou contada do S. Geraldo [de quantos outros espaços culturais bracarenses podemos dizer isto?]

Além do património, é a força da história e das memórias vividas no S. Geraldo que o torna insubstituível e é por isso que merece todo o esforço da cidade, mesmo que tenha de ser contra quem, em primeira linha, o devia valorizar e unir-se para o proteger: a Arquidiocese e a Câmara.

Quando é que estas entidades vão finalmente mostrar-se à altura da História, pôr de lado o discurso de empreiteiro e perceber o potencial que têm nas mãos?

#sgeraldocultural

PS: na era dos gabinetes de comunicação e da reprodução dos seus comunicados, é bom assistir a Jornalismo, daquele que investiga, ouve as várias partes e faz perguntas!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s