Marco do Novo Urbanismo Inaugurado Ontem em Braga

~~É A AFIRMAÇÃO DA CONTINUIDADE PROGRESSIVA DESTA CIDADE AUTÊNTICA~~

Photo 28-11-17, 18 45 42
[o tom do texto é este]

Fruto de uma visão arrojada, um novo marco urbanístico põe Braga na liderança das cidades mais progressivas. O novo empreendimento comercial, dos mais modernos que temos visto, assegurará a satisfação do povo bracarense que enfrentava diariamente a escassez de oferta de uma ampla gama de produtos.

Esta obra de vulto, sob a mais impressionante arquitetura, vai ainda trazer a Braga o que de mais avançado existe neste ramo de atividade, concentrando e substituindo, espera-se, muito do comércio caduco e isolado com que, ainda, nos deparamos nas imediações. Terá capacidade para 137 veículos em simultâneo – o dobro da antes existente – uma notável melhoria que muito o distingue dos demais.

A generosidade dos empreendedores no engrandecimento da nossa cidade não se fica, porém, pela funcionalidade do edifício mas estende-se à beleza do conjunto. Fica a cidade contemplada, de forma graciosa, com uma espaçosa área verde que servirá para lazer e repouso dos milhares de alunos, funcionários e professores que diariamente frequentam os 4 estabelecimentos de ensino vizinhos.

E quem ainda hoje recorda que apenas há poucos meses os jovens acolhidos na instituição eram forçados a conviver paredes-meias com tanta natureza desregrada, eis que dispõem hoje, para além do magnífico jardim referido, de impecáveis e disciplinados arruamentos calcetados.

Um projeto que, por ter sido elaborado rigorosa e irrepreensivelmente pelos seus artistas, não careceu de qualquer reparo da Autarquia em sede de escrupulosa apreciação de licenciamento. Estamos, assim, diante de um proeminente projeto de melhoramento do Centro Histórico desta Cidade Autêntica, como evidencia, aliás de forma redundante, a imagem que acompanha esta reportagem.

E porque, por muito que queiramos melhores palavras do que as da Câmara Municipal não conseguimos – nem sabemos! – encontrar, citamos a defesa pública que a Autarquia fez deste notável empreendimento: trata-se de um «bom exemplo de uma solução de compromisso entre o dinamismo económico-empresarial e o rejuvenescimento de uma zona da cidade», «numa zona onde não existem supermercados», «evitando-se desta forma a deterioração e desertificação do centro histórico». Fica, assim, patente o «inegável interesse público subjacente a esta obra»!

Um rejuvenescimento que, de forma convicta, quebra a linha urbanística ultrapassada com que a rua e aquele bairro se nos apresentam hoje, constituindo um novo e destacado marco na paisagem e que, cremos, outros empreendedores audazes o replicarão, imprimindo modernidade por toda a região.

Todavia, esta magnífica obra não é órfã e é justo, pois, que os seus instituidores sejam lembrados. E para que a ingrata história jamais os perca da memória, uma destacada lápide à entrada deve ser erguida de imediato, se ainda não foi:

ESTA OBRA FOI INAUGURADA NO ANO DE 2017 SENDO PRESIDENTE DA CÂMARA DE BRAGA DR. RICARDO RIO E VEREADOR DO URBANISMO E PATRIMÓNIO PROF. DR. MIGUEL BANDEIRA

Só assim será feita Justiça e o povo se mostrará agradecido!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s